Imprimir
PDF

PASTORES EM PERIGO

Por Cleverson Pereira do Valle, Pr


Quando olho para o pastor do século XXI, vejo um homem que recebeu o chamado de Deus para uma tarefa especifica.
Pastorear na pos-modernidade não e fácil, ainda mais com uma sociedade relativista, humanista e individualista onde o homem e o centro de tudo e Deus fica em segundo plano.
Mas, quero refletir neste artigo sobre os perigos que o pastor corre.

Jaime Kemp em seu livro``Pastores em Perigo'' cita 2ª Corintios 8:5 ``...deram-se a si mesmos, primeiro ao Senhor, depois a nos, pela vontade de Deus", ele da ênfase no deram-se a si mesmos, falando das prioridades dos pastores. Ele fala que o lar vem antes da igreja, porque corremos o risco de dar tudo pela igreja e perder a família. Cita que o cônjuge vem antes dos filhos, deixando claro que a maior herança que um pai pode legar a seu filho e amar a sua mãe, depois diz que filhos vem antes dos amigos, cônjuge antes de si mesmo e Espírito antes da matéria.

Cientes de tudo isso, precisamos saber qual a nossa motivação no ministério, e preciso ter Cristo como alvo e assim vencer as tentações diárias. Alguns perigos são claros e precisam ser evitados, por exemplo, quando o pastor se coloca acima de qualquer critica.

O perigo esta quando o pastor julga-se superior e não ouve conselhos de outras pessoas.

Precisamos entender que o pastor e humano, de carne e osso e esta sujeito a erros. Um outro perigo e que o pastor não tem ninguém acima dele, humanamente falando. Por não ter a quem prestar contas, faz muitas coisas sem consultar a Deus. Quando passei pelo concilio os pastores me deram um conselho, cuidado com a barra da saia, de ouro, preguiça e poder. Quantas vezes o pastor cai por achar que é um sucesso.

Creio que a exemplo de João Batista podemos vencer os perigos do ministério, principalmente o perigo de nos achar auto suficientes, grandes, um sucesso. João Batista disse `` Importa que Ele cresce eu diminua".

Jesus disse que ``o Filho do homem veio para servir e não para ser servido", que este exemplo do nosso mestre faça-nos servos fieis. Tenho absoluta certeza que, seguindo os passos de Jesus, venceremos os perigos que nos cercam.

Pr.Cleverson Pereira do Valle

Pastor da PIB em Artur Nogueira
cleversonvalle.blogspot.com