Imprimir
PDF
Nov
07

AJUSTES NO MINISTÉRIO - REFLEXÃO

A sociedade é dinâmica. Vem passando por transformações rápidas e profundas no comportamento individual e coletivo. Experiências científicas e tecnológicas assustam e ao mesmo tempo nos desafiam a ir em busca de idéias, recursos, instrumentos, etc. que possam suprir as carências humanas neste avançar dos tempos. As instituições são abaladas e empurradas a acompanhar este processo evolutivo transformador. A Igreja é uma instituição social e como as demais ela está envolvida neste processo. Estamos ameaçados de perder nossas ovelhas, nossos rebanhos, nossos líderes, nossas igrejas porque não acompanhamos o ritmo, não aceleramos, não inovamos, o novo nos assusta, mudar é sempre uma operação traumatizante.

A Igreja precisa de projetos contextualizados sem perder o foco, sem perder a ética, sem perder as marcas e os marcos que sempre identificaram o povo de Deus. Não podemos parar de ensinar a Palavra de Deus ao povo. O livro dos livros já não é tão lido quanto no passado, o analfabetismo bíblico é uma realidade entre os ministros da Palavra e os leigos. A escola dominical perdeu seu vigor, seu currículo fugiu da proposta inicial dos seus fundadores, já não aborda os temas formativos, invocando os heróis da fé, o caráter cristão, a vida espiritual ilibada, o compromisso com Senhor da igreja.

Vivemos a era da informação. Percebemos que os crianças adolescentes e jovens estão adiante de nós, porque manejam bem os equipamentos que oferecem estas informações. Quanto a estas informações, são muitas, de uma variedade descontrolada, em links, sites, programas, blogs, orkut janelas, offices etc. Não esquecer que todas estas informações, são: controvertidas, castradoras, perniciosas, avançadas, globalizantes, benéficas, maléficas, úteis, inúteis etc.

O ministro está diante de desafios como; Atender pessoas na relação MUNDOXHOMEM - encontrar caminhos para atender o homem total levá-lo a pensar criticamente e agir eficazmente. Estamos diante de novos paradigmas. Vamos prestar contas a Deus do rebanho, e daí?

Nossa visão tem que ser elástica, (erguer os olhos) sem visão o povo perece. Visão holística do mundo e do homem - É preciso investir nas pessoas. Ousar em nossos projetos mas lembrando: "Não vos conformeis com o mundo mas transformai-vos pela renovação da vossa mente para que experimenteis .... O "Status Quo" precisa de uma imprescindível melhoria.

Uma melhoria continua, agressiva, progressiva em conformidade com John Dewey, aquele ilustre educados da Columbia. Temos que partir para o ápice da qualidade, da excelência em nossos ministérios.

É preciso mudar e para mudar é preciso estar insatisfeito com nossa performance, é preciso ter no bolso do colete uma alternativa, uma idéia, um plano, um modelo, um projeto, uma visão.

Recomendo-vos a leitura do sociólogo Alvin Tofler, porque ele é um visionário das transformações sociais dos últimos tempos.


E para terminar minha reflexão, permitam que eu use as frases mágicas de 2 ilustres americanos;

Pastor Martin Luther King - "Eu tenho um sonho"

Presidente Barac Obama - "Nós podemos"


Pr. João Martins Ferreira

Sumário de palestra debate com /

pastores da Sub-Seção Leste nov/08